10 dicas para melhorar sua redação.

Da ortografia ao poder de argumentação.

Clara Dantas

--

  1. Informe-se antes de expor sua opinião. É preciso pesquisar sobre o assunto, para então apresentá-lo ao leitor. Apenas depois disso você deve demonstrar seu posicionamento.
  2. Divida o seu texto (introdução, desenvolvimento e conclusão) de forma que o conteúdo fique bem distribuído, a fim de oferecer um raciocínio lógico.
  3. Apresente o tema da forma mais didática possível. Imagine que está escrevendo para alguém que nada conhece sobre o tópico em questão. Um texto completo apresenta informações precisas, garantindo que o leitor entenda o que está acontecendo e se situe na discussão.
  4. Use linguagem formal. Um texto com gírias e termos coloquiais perde a credibilidade.
  5. Evite palavras repetidas. Isso torna a leitura confusa e cansativa. Na dúvida, busque sinônimos ou expressões que possam substituir o termo desejado.
  6. Caso não saiba a forma correta de escrever determinada palavra, ou tenha dúvidas quanto ao seu significado, consulte um dicionário. É melhor se precaver do que cometer um erro gramatical.
  7. Convença o leitor através de bons argumentos. Vale usar justificativas, comparações, evidências, estatísticas e até mesmo o pensamento de outra pessoa (só não esqueça de informar a fonte e dar os créditos).
  8. Não se contradiga. Busque sempre relacionar, diretamente, as considerações finais à hipótese levantada na introdução. O desenvolvimento deve atuar como uma ponte, estabelecendo ligações entre o que foi apresentado no início até as conclusões.
  9. Revise bem o que escreveu antes de mostrar a outras pessoas. A partir do momento em que um texto é publicado, muitas interpretações surgem. Seus leitores podem entender o que você quis dizer de uma maneira totalmente equivocada. Por isso, colocar-se de forma clara e objetiva é muito importante.
  10. Divirta-se! Encare a produção textual como uma forma de expressão e, portanto, uma válvula de escape. Manter um diário, por exemplo, é um ótimo exercício de autoconhecimento, além de ajudar na prática da escrita.

Material elaborado, inicialmente, como orientação em minhas aulas de Redação e Interpretação de Texto. Também publicado no Lado M.

--

--